top of page

MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE CARTUCHOS DE VIDEOGAME

 

ATENÇÃO! NÓS NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR QUAISQUER DANOS CAUSADOS EM SEUS GAMES OU EQUIPAMENTOS DURANTE A TENTATIVA DE REPRODUZIR OS PASSOS DESTE TUTORIAL!

 

Agora vamos aprender a limpar os contatos dos cartuchos melhorando assim a condutividade e fazendo eles pegarem de primeira, sem precisar do famoso sopro mágico e nem da puxadinha lateral.
Aliás, grande parte da necessidade de limpeza é gerada por culpa do cuspe mágico. O maldito também pode ser reposável pelo rompimento de trilhas do cartucho, principalmente se for pirata, então por favor, parem com isso!

IMPORTANTE: Devo acrescentar que apesar desta técnica ser de baixo custo, eficaz e fazer seus cartuchos pegarem de primeira, ela também pode provocar o desgaste da camada protetora que fica em cima do cobre da placa, então procure usá-la apenas uma vez, como por exemplo quando você acabou de comprar o cartucho numa feira livre e ele está todo sujo nos contatos.
A melhor limpeza de todas continua sendo a com alcool isopropilico (para limpeza do dia a dia), ou com o produto Oxicleaner (limpeza pesada).

 

Agora vamos ao tutorial!

Primeiro vamos pegar um cartucho que não esteja pegando de primeira, veja que existem algumas manchas nos contatos e a superfície não está mais espelhada.

Compre dois modelos de lixa d'agua: 220 e 400.
A lixa 400 será usada em 98% das vezes, vamos usar a 220 ou 180 somente quando os contatos estiverem totalmente oxidados, pois ela é muito agressiva.

Rasque apenas um pedacinho da lixa 400 e passe apenas nos contatos, evite passar sobre as trilhas finas que desembocam neles.

Você vai notar que os contatos vão começar a ficar espelhados sem muito esforço, e sem gastar muito a proteção dos contatos.

Agora passe um paninho seco para retirar o pó residual da lixa e a sujeira que saiu.

Depois disso, teste o cartucho e torça pra que o problema dele seja apenas de sujeira nos contatos.

Em 80% dos casosresolve, principalmente com os cartuchos originais, que são mais resistentes...

Veja abaixo um exemplo de "antes e depois".

Copyright Tiago Henrique Catelani. Links e copias são permitidos desde que se mantenha os devidos créditos ao autor.

bottom of page